segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O reencontro


"Tarde Vos amei,
ó Beleza tão antiga e tão nova,
tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!"
(AGOSTINHO)


Por mais que pareça óbvio... por mais que pareça o contrário... como é difícil encontrar a fé, ir de encontro a essência de tudo. Acredito que quando nascemos Deus planta uma porção de fé em nossos corações, e, até certo tempo, Ele rega essa fé. Assim, quando ficamos maduros (cada um no seu tempo) Ele nos liberta e diz, "torna-te quem tu és!" Daí pra frente o livre-arbítrio deixa de ser uma pista de mão única e passa a ter sentido duplo. Cada um segue para o caminho que quiser, na velocidade que lhe convir. Por isso, hoje, penso entender o que Jesus falou sobre "ser frio ou quente", pois o morno não "funciona". E quem quiser encontrar a fé, acredito, tem de ir fundo dentro de si e encontrar a Deus no jardim que Ele começou; e lá, por mais abandonado e feio que esteja esse jardim, devemos arregassar as mangas, respirar fundo e recomeçar de onde Ele "parou". Depois que o jardim estiver digno do proposito para qual foi criado, decerto o semeador voltará orgulhoso, e as pragas (sentimentos destrutivos) que enfraquecem a flora (nosso ânimo, nossa fé) já não terão mais vez.

Um comentário:

Rodrigo Aurélio disse...

Depois de uma ano. É sempre bom retornar... :)

Fé, assunto complicado