sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vergonha de mim


Antes de ontem eu estava voltando pra casa no final da tarde quando decidi pegar um atalho por uma rua que raramente uso. Ela é pouca transitada e muito longa, creio que deva ter mais de um quilômetro. Chegando no início dessa rua, percebi que havia passado por um casal de velhos carregando algumas sacolas que pareciam bem pesadas pelo esforço com qual carregavam. Na mesma hora pensei que poderia dar-lhes uma carona, que uma coisa simples para mim poderia lhes poupar um grande esforço, então decidi voltar. Mas, quando paro o carro do lado deles, pude ver claramente o estado que se encontravam: muito, muito sujos. Na mesma hora um pensamento "bizarro" me passou pela cabeça, e ao invés de oferecer-lhes carona, imaginando que poderiam deixar o carro fedendo, perguntei como fazia pra chegar num certo lugar. Tudo aconteceu em uma fração de segundos: Primeiro fui ridículo, depois pedi a informação, em seguida senti uma enorme vergonha de mim mesmo. "Como pude ser tão medíocre?" Pensava comigo mesmo enquanto o homem me explicava como fazia pra chegar no tal lugar. Ele falava, falava, e uma série de coisas mais passavam pela minha cabeça. Quando ele terminou eu já havia chegado a conclusão de que eu não era tão especial quanto pensava; mas que também poderia tentar consertar as coisas bem ali, naquele exato momento. Ofereci-lhes a carona. Não aceitaram, para o meu espanto. Disseram que iam pra perto e que não precisava. Tudo isso com um sorriso impávido, sincero, feliz; um dos mais que já pude presenciar na vida. Segui meu caminho. Agora meu ar de desapontamente pessoal -por reconhecer que não era melhor do que os outros que ja critiquei -, contrastava com o muito da alegria que aquela gente humilde que eu havia deixato pra trás havia me dado, sem pedir nada em troca, sem qualquer qualquer preconceito, e principalmente, sem pensar duas vezes!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois eh...
Isso q vc postou ai, mostra como as pessoas se deixam levar pelas aparências...
Seria vc o unico?

Mª Clara Ventura disse...

(romanos 7:19)"pois não faço o bem que quero,mas o mal que não quero ,esse faço,já não o faço eu,mas o pecado que habita em mim."

Kellzynha disse...

... Um pequeno gesto..