sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Filosofia de Botequim (Parte III) - Nostalgia


Ontem eu e um amigo falávamos sobre nostalgia. Ele falava de coisas que podem voltar atrás, que o mundo gira de tal forma que tudo pode se renovar e acontecer novamente, só que de formais mais madura, aprimorada. Eu por outro lado defendia que existem coisas que é melhor deixarmos enterradas. De certo que pensávamos em coisas distintas enquanto discorríamos sobre o passado. Eu lembrava de algo que não queria pagar pra ver novamente, mesmo que depois de tanto tempo passado. Ele sabia do que eu falava e fingia que não; mesmo assim tentava me mostrar que eu poderia estar errado. Eu apenas não queria dar brecha para acreditar "naquilo" e exercitava minha intransigência de forma incisiva. Por um lado ele estava certo, e por outro eu também estava. Há coisas na vida que quando menos esperamos nos caem no colo novamente, como se o mundo fosse uma grande roda gigante. Por outro lado, existem erros que só devemos cometer apenas uma vez; duas, seria demência. E falamos um pouco também sobre essas possibilidades. E terminamos com a indagação: Deixar que a vida, o tempo, façam seu papel na natureza e, juntos, decidam o que virá? Ou fazer com que as coisas conspirem de forma direta a favor do que se deseja? No final das contas chegamos a conclusão que essa fisolofia é vã. Que não adianta ficar tentando entender tudo, tentar fazer tudo da uma forma "correta", como se sempre houvesse o melhor caminho a percorrer, e não apenas qualquer caminho. É mais ou menos como diz uma musica da legião urbana: Não desistir, nem tentar, agora tanto faz..." Melhor assim!

4 comentários:

Franciny Souza disse...

Quem sabe se voltasse o passado eu cometesse os mesmos erros só pra eu poder ser quem agora sou

Franciny Souza disse...

"Coisa boa é Deus quem dá
Besteira
É a gente que faz..."

Rodrigo Aurélio disse...

Ta vendo o cara que postou isso, esse e vc! E voce so e voce, graças a todos esses erros e acertos. se voltasse, talvez fosse diferente, nao e voce que influencia o meio, e sim o oposto(ate certo ponto!)

Mª Clara Ventura disse...

discordo!
é fazer sua parte e Deus vai mostrando,abrindo caminhos.
mas esperar que caia do ceu hauaha é meio duvidoso.