segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pecado único?


Estou lendo o livro O caçador de pipas, de Khaled Hosseini. Ainda estou no capítulo 5, mas ando muito entusiasmado com a leitura. Um trecho do livro não sai da minha cabeça. É quando pai e filho discorrem sobre o que é o pecado. O pai diz que, na opnião dele, só existe um pecado: roubar! Ele explica:


"... existe apenas um pecado, um só. E esse pecado é roubar. Qualquer outro é simplesmente uma variação do roubo....
Quando você mata um homem, está roubando uma vida — disse baba. — Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça. Entende?"


Num mundo cheio de tantos pecados, tanta culpa, tantos paradigmas, talvez haja uma grande verdade aí. Mas há também quem diga que tudo é pecado, inclusive viver; puro egoísmo. Não sei o quanto cada um está certo, mas sei que às vezes preciso rever conceitos, tentar roubar menos e, quem sabe, até pecar mais. Viver é preciso!

6 comentários:

Noemi Brito disse...

Não se compara vida e pecado... o pecado pode ser um estilo de vida, mas vc pode muito bem viver intensamente e pecar muito pouco...
Adooro essa parte do livro..

Anônimo disse...

Não li o livro, assisti o filme;
E muito bom texto, em.

Mª Clara Ventura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mª Clara Ventura disse...

ah o pecado...a nossa heranca!
é inevitável, e se é pra viver moderadamente e ir pro purgatório,melhor é extravasar e ir pro inferno logo! HAHAHHAHAH
ja que pro céu, so os pagaos,eu acredito que vão =P

Rodrigo Aurélio disse...

Comparar a vida com o pecado, não pode? pq não?...

uma otima visão.

Pecado sim, é viver com paradigmas, dogmas e coisas do tipo... que pra mim não passa de falso moralismo... (nao me entendam mau! =D)

www.oquasimodo.blogspot.com

Mª Clara Ventura disse...

aeeee rodrigooooo libertinoooooo
aeeeew