domingo, 3 de agosto de 2008

A porca torta


Hoje lembrei de uma coisa que aconteceu comigo há muito tempo e me fez ver algumas situações de forma diferente. Eu tinha um carro e um certo dia, do nada, ela parou de funcionar. Chamei o mecânico e ele logo que abriu um "trocinho" viu que havia quebrado uma peça. Ele disse que era bobagem, que eu so precisaria comprar uma pecinha e uma simples porca. Pois bem, fiz como ele pediu só que na hora de colocar no lugar ele disse que a porca estava torta. Porca torta? Que tosco! - pensei. Voltei ao lugar que havia comprado e o vendedor me trocou. Novamente o mecânico, tentando por no lugar, disse que essa nova também estava torta. Puts, isso me deixou irritado! O raio de uma porca estava me fazendo perder uma manha inteira de trabalho. Voltei novamente a loja, expliquei o caso ao vendedor que disse isso nunca havia acontecido lá, mas que iria trocar novamente a porca. E o inacreditável aconteceu! O mecânico novamente não conseguiu por a bendita porca no lugar. "Essa também está torta!" disse ele. Foi-se embora um dia inteiro de trabalho. No dia seguinte, já com a paciência renovada, pensei melhor sobre o assunto, e, só para tirar o peso da dúvida da consciência chamei outro mecânico. Eu não disse nada a esse, apenas que outro havia detectado o problema e que me pediu para comprar aquelas coisas, e lá estávamos. Entrei alguns minutos em casa para comer algo e quando voltei, para minha surpresa, disse ele, "está pronta!". Uau! O cara conseguiu em 10 minutos o que o outro não conseguiu em um dia. Foi então que decidi contar-lhe sobre a porca, e ele me disse: "Ah, isso é normal, essa porca só entra com graxa". Fim do problema!


Moral da história: Aprendi que às vezes insistimos demais em certos erros, que nos prendemos ao óbvio, ao que queremos acreditar que está errado e limitamos nosso horizonte de possibilidades, não arriscamos... Aprendi também que porcas não entortam, e que mudar é quase sempre um caminho muito bacana!


Boa semana, pessoal!

Nenhum comentário: