quinta-feira, 31 de julho de 2008

Exercitando a paciência


Ontem passei por uma situação um tanto quanto desconfortável: conheci um senhor extramamente mal educado, o cara quase me tirou do sério. Nem vale a pena comentar aqui a situação. Só quero dizer que se não fosse essa nova fase da minha vida isso teria acabado com meu dia. Na verdade ainda fiquei um pouco chateado comigo por ter, por alguns instantes, insistido no assunto com ele. Enfim, é com diz um provérbio chinês: "Quer a faca caia no melão, ou o melão na faca, o melão vai sofrer." Ou seja, mesmo que eu argumentasse o que quer que fosse com o cara, a intransigencia e a falta de eduacação sempre iria prevalecer. E o que fazer? Simples, fazer nada. Melhor seria se eu tivesse dito apenas, "tudo bem, até logo", e ter me poupado. Eu não fui muito além, mas também não fiz exatamente como deveria; isso me trouxe um certo desconforto depois.
Temos que entender que não adianta, não é bom, discutir com pessoas mal educadas, intransigentes, descontroladas, etc; a gente sempre sai perdendo. Até porque numa guerra ninguém nunca sai livre de ferimentos. Segurando nossa ira, dando ênfase a nossa educação e demonstrando auto-controle só demonstramos nossa superioridade - mesmo que não pareça aos olhos alheios -, sem falar que também poupamos nosso dia de boas dores de cabeça. Temos muito mais a perder, oras! Depois é saber filtrar o que fica, manter nossa lixeira mental sempre vazia. É como já disse Shakespeare: "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."

3 comentários:

Rodrigo Aurélio disse...

Pois é, a foto de valdivia diz tudo! xD

Anônimo disse...

Gostei da frase de Shakespeare e concordo plenamente com ela!
Nessas horas de "falta de educação" e que consequentemente me causam "falta de paciencia", eu respiro fundo e digo: Ok

=)

Rodrigo Aurélio disse...

digamos que as vezes as respostas pra nossas duvidas se encontram onde menos esperamos. :)