segunda-feira, 28 de julho de 2008

Filosofia de botequim (Parte I) - A Ética


Já vi vários conceitos sobre ÉTICA, mas há uns dias aprendi um muito bacana e quero compartilhar com vocês. Mas, primeiro temos que entender o que é moral, amoral e imoral.
Segundo o filósofo brasileiro, Mário Sergio Corttelo - o mesmo que fala sobre o conceito... -, moral é aquilo que segue a ética (é a ética na prática); amoral, é aquele que não tem condições de dicernir o certo do errado, não consegue analisar e julgar situações (por exemplo: uma criança); e por fim, imoral, é aquilo que foge a moral, que vai contra. Aí vem a pergunta, o que é ética? Ele explica que ética é o conjunto de respostas que são constantemente levantadas em tudo que fazemos e pensamos: Quero? Posso? Devo? Pois nem tudo que eu quero eu posso, nem tudo que posso eu quero e nem tudo que devo eu posso ou quero. Resumindo, sou ético quando eu quero, posso, e devo fazer aquilo a que me proponho. Desse modo o que quer q eu faça, farei sem peso na consciência, sem culpa, isso é ética! Não sei se isso é interessante para muitos dos que leem o blog, todavia, esse último trecho é bem sucinto e funciona bem. Tente antes de fazer ou dizer qualquer coisa, imaginar se você pode, se deve, e se quer. Tenho certeza que criar esse hábito "esquisito" vale muito a pena, também estou tentando. Sem falar que fazendo isso ajuda a diferenciar o que é ética e o que são os paradigmas impostos pela sociedade, a maioria dele herdado de muito tempo, costumes e hábitos que em grande parte já não condizem com o nosso século. Boa semana pra todos!

P.S.: Imagino que alguns mais questionadores - como eu - vão se perguntar: Mas quem define o que posso e o que não posso? Acho que essa resposta é um tanto quanto complexa, pois, como eu disse a cima, há muitos paradigmas por aí, impostos por pessoas e pelo tempo... Mas há certezas que não mudam e nunca irão mudar, como "o certo e o errado" ou "a fé e crença de cada um" - pois seja ela qual for, sempre tenderá para fazer o bem, e usando esses preceitos creio que dá pra tirar de letra o que posso ou não fazer.

2 comentários:

Rodrigo Aurélio disse...

Fazer ou não fazer! eis a questão!

Clarissa Fracesinha disse...

Ser honesto é dificil hoje em dia,mas ser igual aos demais não tem graça.Pense nisso