segunda-feira, 2 de junho de 2008

"Ter" ou não "Ter", eis a questão!


Ontem sai pra comer com dois amigos e no meio da conversa surgiu um papo um tanto quanto filosófico sobre "o ter" e "o ser". Nos perguntávamos sobre qual o mais importante. E como não poderia ser diferente, todos acharam muito mais importate "o ser", o caráter, os ideias, a honra, e todos esses valores que todos, na teoria, pararecem valorizar acima de tudo. Sinceramente, não me contentei com esse consenso, e me fiz uma pergunta que seria reveladora: Se por acaso eu achasse uma maleta e abrindo-a tivesse dentro dela 50 mil reais, eu procuraria o dono para devolvê-la? A princípio a resposta foi automatica, sem pestanejar, "Sim". Mas depois pensei melhor; pensei no quanto aquela grana poderia me ser útil e que provavelmente quem perdeu os 50 mil deveria ter muito mais... e minha resposta categórica jã não tinha o mesmo vigor. E pensei mais um pouco e vi minha certeza se tornar numa dúvida. Mas não sou capaz de pensar qualquer coisa que seja por apenas um lado; e refleti sobre como ficaria minha consciência se eu ficasse com aquele dinheiro, com que moral eu falaria com Deus em minhas orações a noite, e minha certeza que virou dúvida voltou a se tornar uma certeza, só que agora ainda muito mais certa. Sim, eu devolveria! Sem demogogia, devolveria! E tirei mais uma lição de tudo. Aprendi que as vezes preciso por meu caráter "em cheque", preciso duvidar de mim mesmo para ratificar minhas certezas e ter uma consciência limpa do "eu ser", e do "eu ter"; coisas bem distintas que, juntas, na proporção correta, é o melhor para qualquer pessoa, inclusive para mim.

2 comentários:

Anônimo disse...

É o por quê de ser moral, a prática de bons costumes que está na forca e a saúde da sua consciência limpa!
O que tenho percebido é que muitas pessoas acham que não tem algum motivo de manter ou estar disposto ao moralmente bom;
Na fé cristã quando você é (ser) você tem (ter), teoricamente simples, mas quando chegar em certa hora veremos se você seguirá este princípio: P

Clarissa Fracesinha disse...

Isso ai
Devemos nos questinar sempre
quem tem a auto-critica toma o melhor caminhoo